5 de Agosto – Dia Nacional da Farmácia
Postado na quarta-feira 26 julho, 2023.
Intimamente associadas à rotina dos brasileiros, as farmácias desempenham um papel fundamental não apenas no que diz respeito à saúde e ao bem-estar dos indivíduos, mas também na economia e no desenvolvimento social do País.
Segundo dados do Conselho Federal de Farmácia (CFF) de 2020, existem no Brasil, aproximadamente, 90 mil farmácias e drogarias comerciais e em torno de 8.500 farmácias de manipulação e homeopatia. Os números são expressivos e demonstram a importância do setor na promoção da saúde. Por exemplo, de acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), nos três primeiros trimestres de 2023, o varejo farmacêutico manteve crescimento na casa dos dois dígitos.
Dia Nacional da Farmácia
As farmácias são, portanto, estabelecimentos essenciais para a manutenção da saúde e do bem-estar da população, por isso não são consideradas apenas comércio, mas sim estabelecimentos voltados à saúde.
E não é por acaso que o Dia Nacional da Farmácia é comemorado também no Dia Nacional da Saúde, em 5 de agosto. Embora, a data comemorativa farmacêutica esteja relacionada ao aniversário do militar e farmacêutico brasileiro Rodolpho Albino Dias da Silva, nascido em 5 de agosto de 1889. Foi ele quem escreveu, em 1926, a 1º Farmacopéia brasileira, que apresentou as fórmulas dos medicamentos oficialmente aprovados no Brasil.
No entanto, a história da farmácia no Brasil remonta ao período colonial e está ligada à chegada dos europeus ao país. Depois de um longo período no qual os estabelecimentos eram rudimentares, a primeira regulamentação oficial das atividades farmacêuticas no país ocorreu em 1832, com o decreto imperial que criou as “Escolas de Farmácia” nas capitais provinciais.
Mas, foi somente na década de 1940 que aconteceu uma mudança significativa na história das farmácias brasileiras com a chegada das farmácias de manipulação.
O que é farmácia de manipulação?
As farmácias de manipulação surgiram como uma alternativa às farmácias convencionais que, com o desenvolvimento da indústria farmacêutica, vendiam medicamentos industrializados em larga escala e que nem sempre atendiam às necessidades individuais de cada paciente.
Por isso, essas “novas” farmácias, permitiram que os farmacêuticos tivessem um papel mais ativo na produção de medicamentos, realizando manipulações personalizadas. Isso proporcionou uma maior flexibilidade no ajuste de doses, combinação de substâncias e produção de medicamentos de difícil acesso.
Por essa razão, as farmácias de manipulação têm ganhado destaque no cenário farmacêutico brasileiro. Elas se tornaram importantes aliadas da medicina personalizada, da individualização de tratamentos e do atendimento de demandas específicas, como alergias, intolerâncias ou necessidades especiais.
Diferença entre farmácia e drogaria
Foi com o surgimento das farmácias de manipulação que, consequentemente, aparece a necessidade de diferenciar o que é farmácia e o que é drogaria. A Lei 5.991/73 dispõe sobre essa questão. Segundo a legislação, as drogarias são estabelecimentos de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais. Portanto, o aspecto comercial nas drogarias é predominante.
Enquanto as farmácias são estabelecimentos de manipulação de fórmulas magistrais e oficiais, mas que também podem atuar no comércio de drogas, medicamentos e insumos farmacêuticos, incluindo dispensação e atendimento privativo em unidade hospitalar.
A Farmácia Elementar
No mercado há 15 anos, a Farmácia Elementar é original de Salvador (BA) e, desde então, trabalha com máxima excelência em produtos voltados à saúde e bem-estar de seus clientes, por meio da manipulação. Atualmente, a farmácia tem 17 lojas pelo Brasil, que ofertam produtos e serviços personalizados e com qualidade.