Janeiro Branco: a importância de um sono de qualidade para a saúde mental
Postado na quinta-feira 2 fevereiro, 2023.
O primeiro mês do ano promove a conscientização sobre a saúde mental. Mas você sabia que ela está interligada com a saúde do sono? Saiba mais sobre essa relação
O ano começa com a campanha Janeiro Branco, que nos convida à conscientização acerca da saúde mental. Esse tema, cada vez mais em alta, tem tudo a ver com a saúde do sono. Quer saber mais? Continue a leitura!
Janeiro Branco: o que é?
Assim como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e outras campanhas, o branco, escolhido por conta da associação com a tela em branco para começar o ano, pinta o mês de janeiro e nos convida a refletir sobre um tema: a saúde mental.
Essa campanha, que começou no Brasil em 2014, quer ir além da conscientização, promovendo o debate desse tema tão importante.
Importância da saúde mental
Saúde da mente, ao contrário do que se possa pensar, não é sobre não ter tristeza, não ter ansiedade ou não ter pensamentos ruins.
A saúde mental significa cuidar da mente, lidando com esses pensamentos e sentimentos que são naturais e fazem parte da vida.
Da mesma forma que o envelhecimento, ou de um resfriado, problemas de saúde mental acontecem. O mais importante é saber como cuidar — aí entra medidas como conversar sobre o tema e procurar profissionais, como os psicólogos.
Sono de qualidade e saúde mental: qual é a relação?
Você já deve ter ouvido falar, ao tratar da saúde mental, que ela tem relação direta com a saúde física. Isso é verdade, e uma das principais relações está no sono.
Um estudo publicado no Frontiers in Psychology, de 2020, concluiu que o sono de qualidade é não apenas um fator, mas sim o principal fator para garantir a boa saúde mental.
A pesquisa entrevistou pessoas com idade entre 18 e 25 anos, e os que afirmaram ter um bom sono foram os que apresentaram menos sentimentos negativos e depressivos, e mais sentimentos positivos no mesmo período.
Mas como o sono influencia a saúde mental?
Quando dormimos, o nosso corpo e a nossa mente relaxam e recuperamos as energias.
Dessa forma, ao sermos privados do sono, nossos neurotransmissores e hormônios podem ser afetados, prejudicando nosso sistema cognitivo, gerando distúrbios do sono, como a insônia, que podem afetar e contribuir com distúrbios mentais.
3 distúrbios mentais relacionados ao sono
Depressão
As pessoas que têm insônia ou outros problemas de sono podem ser mais vulneráveis a doenças que possam evoluir para a depressão.
É comum que a depressão gere dificuldade para dormir, criando um tipo de ciclo vicioso entre esses distúrbios.
Ansiedade
A ansiedade também é comum em quem tem distúrbios do sono. A crise de ansiedade também pode afetar o sono.
TDAH
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um dos principais distúrbios mentais, e o sono insuficiente pode ser um fator crucial para aumentar esse problema.
Como ter um sono de qualidade?
Não existe fórmula mágica, é claro, e só um médico pode te ajudar da forma correta a melhorar a qualidade do seu sono. No entanto, algumas dicas podem te ajudar, olha só:
- Certifique-se de que você está acordando descansado;
- Alimente-se de forma adequada;
- Durma em horários regulares;
- Desligue as telas antes de dormir;
- Evite os cochilos.
Outra boa dica da Farmácia Elementar é o nosso manipulado Sono Reparador, que é especificamente voltado para a qualidade do sono. Acesse a seção “Durma Melhor” do nosso site e conheça mais produtos para esse objetivo.