Quais os benefícios da manipulação de medicamentos?
Postado na terça-feira 11 julho, 2023.
Você já se encontrou em uma situação em que um medicamento comercial simplesmente não atendia às suas necessidades de saúde? Talvez você tenha experimentado alergias a determinados componentes, dificuldades na administração na forma do medicamento (cápsulas, comprimidos, sabor, etc.) ou até mesmo dificuldade na busca por uma dosagem específica que se adequasse perfeitamente ao seu tratamento.
Se situações como essas lhe parecem familiares, então você pode estar pronto para descobrir o mundo da manipulação de medicamentos, que oferece solução personalizada e uma abordagem única para a saúde.
O que é medicamento manipulado?
Os medicamentos manipulados são aqueles produzidos de maneira personalizada, conforme as demandas identificadas pelo médico e descritas na receita. Por isso, eles visam a atender exatamente às necessidades individuais de cada paciente.
Também chamados de magistrais, os manipulados têm a mesma composição química dos medicamentos industrializados, inclusive, em alguns casos, pode apresentar maior eficácia, justamente devido à possibilidade de personalização e ajuste de doses e princípios ativos específicos.
Principais benefícios da manipulação de medicamentos
A personalização é, portanto, uma das principais diferenças entre os medicamentos manipulados e industrializados. Mas, existem ainda outros benefícios nessa forma de produção de medicamentos, separamos alguns deles. Confira!
Ajustes individualizados
Cada paciente é único e suas necessidades de tratamento podem variar em termos de dosagem, forma farmacêutica (como cápsulas, comprimidos, loções, cremes, géis, entre outros) e princípios ativos. Os medicamentos manipulados permitem ajustes precisos nessas variáveis, garantindo que o paciente receba a dosagem correta e a forma farmacêutica mais adequada para seu tratamento.
- Seguros para o consumo
Além de serem produzidos de acordo com os padrões de qualidade estabelecidos pelas autoridades regulatórias, os medicamentos manipulados são úteis para pacientes com restrições alimentares ou alergias (a componentes como lactose, glúten ou açúcar, por exemplo), pois podem ser formulados sem esses itens específicos que podem prejudicá-los.
- Possibilidade de combinar múltiplos princípios ativos
Em uma única formulação é possível reunir todos os componentes necessários, facilitando a adesão ao tratamento e evitando erros na administração de vários medicamentos.
- Bastante útil para pacientes pediátricos, idosos e animais de estimação
É bem comum que esses grupos tenham necessidades de dosagem e formulação diferentes das disponíveis em medicamentos industrializados. Com a manipulação é possível, além de adaptar a dosagem, customizar a forma de administração farmacêutica.
Melhor custo-benefício
Em algumas situações, os medicamentos manipulados podem apresentar melhor viabilidade financeira para o paciente, quando comparado com o medicamento comercial. Isso acontece porque na farmácia magistral além de pagar apenas pelas doses que irá usar, também há menos desperdícios no processo de produção.
Onde manipular remédios?
Os medicamentos manipulados são preparados em farmácias de manipulação, também conhecidas como farmácias magistrais. Apenas esses estabelecimentos estão autorizados pela Vigilância Sanitária e pelos Conselhos Regionais de Farmácia para desenvolverem tanto medicamentos como produtos manipulados. Como é o caso da Farmácia Elementar, que oferta, há 15 anos, produtos e serviços personalizados e com máxima qualidade.
É importante ressaltar que tanto os medicamentos industrializados quanto os medicamentos manipulados desempenham papéis essenciais na área da saúde. Cada um tem suas vantagens e indicações específicas, e a escolha entre eles deve ser baseada nas necessidades individuais do paciente, sempre seguindo a orientação médica adequada.