Carregando

Creatina: 5 benefícios que você nem imaginava

Postado na sexta-feira 26 agosto, 2022.

Que a creatina é um dos suplementos alimentares mais importantes para quem quer ganhar massa muscular, todo mundo sabe. Mas você sabia que, além de fornecer energia para nossos músculos, esse composto pode ter outros benefícios muito importantes para a nossa saúde?  

O que é creatina? 

Antes de saber os benefícios desconhecidos da creatina, é importante saber o que exatamente ela é. A creatina é uma molécula formada por três aminoácidos, L-glicina, L-arginina e L-metionina, que atua na regeneração das células que fornecem energia para os tecidos. Ela é produzida no corpo de todos os animais vertebrados. No corpo humano, ela é sintetizada nos rins e no fígado e fica acumulada majoritariamente nos músculos.   

Seus benefícios mais conhecidos são o aumento da força e a melhora no desempenho durante os exercícios físicos. 

Que outros benefícios a creatina oferece? 

Confira, a seguir, cinco benefícios da creatina que você nem imaginava: 

Melhora das funções cerebrais 

O cérebro precisa de muita energia para trabalhar, e a creatina ajuda nesse processo, uma vez que os neurônios a captam e utilizam para dar um “gás” nas funções cerebrais. A energia que a creatina oferece às fibras musculares também pode beneficiar as nossas funções cognitivas.  Estudos já mostraram que a creatina pode aumentar o QI e a memória de curto prazo, além de contribuir para outras funções cerebrais. 

Efeito antioxidante 

A creatina possui ação antioxidante, ou seja, ela ajuda a proteger células saudáveis da ação corrosiva dos radicais livres. Os cientistas ainda buscam uma explicação para esse efeito, mas a verdade é que essa ação direta e indireta pode ajudar a oferecer efeitos terapêuticos para doenças neurodegenerativas, como o Mal de Alzheimer. 

Ajuda a retardar os efeitos do envelhecimento 

Com o tempo, nosso corpo vai diminuindo suas reservas de creatina, o que pode ajudar no desenvolvimento de problemas cognitivos, nos músculos e nos ossos. A suplementação com creatina pode contribuir no combate a esses efeitos, melhorando a qualidade de vida em faixas etárias mais avançadas. 

Combustível para a resposta imune ao câncer 

Um estudo de 2019 descobriu resultados animadores no potencial que a creatina tem como um ‘combustível’ para a resposta imune do organismo contra o câncer. Isso porque as células T, fundamentais neste aspecto, precisam de fontes de ATP que não sejam as mesmas que as células tumorosas utilizam para se desenvolver, como é o caso da creatina. 

Ação anti-inflamatória 

A creatina tem ação anti-inflamatória, principalmente quando aliada aos exercícios físicos. Por isso, tem sido alvo de pesquisas para o combate a doenças que têm por característica causar inflamação no corpo. 

Creatina tem efeitos colaterais? 

A velha máxima de que tudo em excesso faz mal vale também para a suplementação com creatina. A maioria dos medos em relação ao uso deste suplemento, como pedras nos rins, por exemplo, são mitos. Com o uso adequado, a creatina é segura e não faz mal. Porém, o uso inadequado e excessivo da creatina, sem uma alimentação saudável e exercícios físicos regulares para acompanhar, pode causar alguns problemas ao organismo, principalmente nos rins e no fígado. É muito importante que a dose diária esteja dentro do recomendado pelo fabricante ou por um profissional de saúde, e que quem faça uso do suplemento beba bastante água, uma vez que o uso da creatina sem a ingestão adequada de líquidos pode sobrecarregar os rins. 

 

Quer continuar por dentro de tudo sobre suplementação alimentar e outras informações sobre saúde e beleza? Então fique sempre ligado aqui no blog da Farmácia Elementar! 

Compartilhe
© Copyright 2024 Farmácia Elementar®. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Logo da Jobspace